Alternative Text

óleos de baixa viscosidade

Actualmente a grande maioria dos motores lançados no mercado estão projectados para operar com óleo de baixa viscosidade.

Óleos com viscosidades SAE 0W-20 e 5w-20 são recomendados mesmo em motores de alta performance. São exemplos a nova gama de motores Ford Ecoboost, Volvo, Jaguar, e todos os fabricantes japoneses (já desde início deste século).

O Honda Civic X type-R usa óleo SAE 0w-20

Os principais objectivos do uso de óleos de baixa viscosidade são:

– Aumento da economia de combustível (superior a 3.5%);

– Redução das emissões poluentes;

– Arranque e protecção em condições climatéricas de frio extremo (inferiores a -30ºC).

O que é a viscosidade?

De um modo simples, a viscosidade de um fluido é a resistência que este apresenta ao escoamento. A viscosidade varia com a temperatura, sendo mais fluido a alta temperatura (menos viscoso) e menos fluido a baixa temperatura (mais viscoso).

exemplo do escoamento de diferentes viscosidades de óleo a -30ºC

Os óleos de baixa viscosidade são formulados com aditivos modificadores de viscosidade especiais.

Como se economiza combustível e reduz a poluição usando um óleo de baixa viscosidade?

Ao primeiro arranque do dia do motor, o óleo está à temperatura ambiente.

À temperatura ambiente (que nos dias de inverno pode ser muito baixa) o óleo tem uma viscosidade maior que quando o motor está à temperatura de serviço (entre os 90 e os 100ºC).

O óleo tem de fluir por todo o motor para lubrificar todas as peças e garantir o correcto funcionamento deste. Como está menos fluido cria maior resistência ao seu escoamento, logo consumindo mais energia. É a bomba de óleo que pressuriza o óleo pelo motor garantindo o débito necessário e a pressão adequada.

esquema do funcionamento de uma bomba de óleo

Quando o óleo está mais viscoso a bomba de óleo terá de fazer mais esforço, logo consumindo mais energia – ou seja levando o motor a gastar mais combustível e por conseguinte poluindo mais.

Um óleo de baixa viscosidade como desde o arranque flui mais rapidamente pelo motor, irá desde as primeiras rotações assegurar a lubrificação, e proteger melhor o motor contra o desgaste prematuro principalmente em condições de condução com arranques frequentes a temperatura ambiente muito baixas.

Motores Asiáticos e Americanos

No mercado asiático e americano desde o início dos anos 2000 que é comum o uso de óleos 0w-20 e 5w-20, estando os motores a gasolina originários desses mercados preparados para utilizar estes óleos.

Nos motores asiáticos o uso destes óleos optimiza o funcionamento dos sistemas de variação de abertura das válvulas – VTEC, VVT-i, VTC, CVVT, VVL, VVTL-i, MIVEC etc.

Para saber se o seu motor está preparado para usar um destes óleos, consulte o manual ou a nosso serviço de apoio ao cliente: tecnica@texoleo.com