O circuito de refrigeração
O circuito de refrigeração do motor de um automóvel, é um dos principais sistemas responsáveis pelo seu bom desempenho e fiabilidade, e a sua função é garantir que o motor funcione a uma temperatura adequada.
Para que tal seja possível, faz-se circular um líquido (que é impulsionado pela bomba de água) pelas condutas internas do motor de modo a que haja a transferência do calor maioritariamente gerado pela combustão para o líquido. A partir de uma certa temperatura (80-90ºC) uma válvula termostática deixa que o líquido de refrigeração passe pelo radiador de modo a que seja arrefecido pela circulação do ar (forçado por uma ventoinha, ou através do movimento próprio da viatura) e volte ao motor.
O circuito de refrigeração pode compreender outros sistemas de permutadores de calor, tais como o radiador de óleo, radiador de aquecimento do habitáculo, etc…
Como é um circuito fechado, quando aquece, dá-se a expansão do líquido refrigerante e como tal o circuito ganha pressão (circuito pressurizado). Para controlar a sua pressão de funcionamento existe o chamado vaso de expansão, pois quando a temperatura sobe o seu nível também sobe graças à expansão do líquido refrigerante. A tampa deste reservatório (que retiramos para atestar o circuito) funciona como válvula de pressão, estando calibrada para abrir se uma determinada pressão (geralmente entre 1 e 2 bar relativos) for ultrapassada.
O líquido refrigerante
O líquido refrigerante que circula no circuito de refrigeração do motor é uma mistura de água com um produto á base de metanol ou glicol – popularmente designado de Anticongelante.
O Anticongelante tem como principais funções:
– Proporcionar uma temperatura de congelação mais baixa (proteção a frio);
– Proporcionar uma temperatura de evaporação mais alta (proteção a quente);
– Proporcionar características anticorrosivas e de compatibilidade química com os diferentes materiais do motor, radiador e da tubagem, de modo à proteção e durabilidade do circuito de refrigeração.
Os tipos de Anticongelantes
Existem atualmente no mercado, 3 tipos de Anticongelantes dependendo da sua tecnologia de inibidores de corrosão:
– Inorgânicos;
– Híbridos (mistura de inorgânicos e orgânicos);
– Orgânicos.
A cor
A principal função da cor do anticongelante é a de facilitar a identificação e deteção de fugas, pelo reconhecimento da cor do líquido (embora também tenha um cheiro característico).
É comum associar-se a cor à questão da compatibilidade entre líquidos, mas podemos ter cores diferentes e os líquidos serem quimicamente compatíveis.
As cores usuais para anticongelantes são: verde, amarelo, rosa, vermelho, azul.
Compatibilidade entre diferentes anticongelantes
Embora possa depender da especificidade de cada produto, pode-se tomar como fundamento o seguinte conceito:
– Não misturar anticongelantes Inorgânicos com Orgânicos ou Híbridos;
– Podem-se misturar anticongelantes Orgânicos com Híbridos
A mistura de anticongelantes quimicamente incompatíveis pode levar à reação química entre eles, anulação do seu efeito protetor, criação de sedimentos nas tubagens.
A concentração água / anticongelante
Dependendo do fabricante automóvel em questão é recomendada uma concentração água / anticongelante entre 30% e os 50% por volume.
A água a usar deve ser água ‘macia’ (baixo teor de sais de Cálcio e Magnésio), para maior durabilidade do efeito protetor dos agentes inibidores do anticongelante.
A concentração água / anticongelante dita a temperatura de congelação segundo este gráfico:
A medição da concentração água / anticongelante é realizada através de instrumentos próprios (densímetros e reflexão ótica) ou também usando um multímetro (condutibilidade elétrica).
Em resumo:
– Com a chegada do Inverno, proteja o seu carro verificando o nível e estado do líquido anticongelante;
– Use o tipo de anticongelante recomendado pelo fabricante da viatura e com a concentração correta;
– Verifique visualmente a existência de fugas;
– Verifique se o sistema atinge e mantêm a correta temperatura de funcionamento através do ponteiro no painel de instrumentos.