Alternative Text

MERCEDES-BENZ ORIGINAL 5W-30 229.52

A exigência contínua de que os veículos reduzam as suas emissões poluentes levou os Fabricantes a adotar sistemas de pós-tratamento dos gases emitidos, tais como a Redução Catalítica Seletiva (SCR), bem como filtros de partículas tanto em veículos a gasóleo (DPF) como, mais recentemente, a gasolina (GPF).

Tais sistemas de pós-tratamento requerem tipicamente níveis mais baixos de cinzas sulfatadas, fósforo e enxofre (SAPS) no lubrificante do motor. A formulação de um lubrificante é de extrema importância, proporcionando proteção contra o desgaste e desempenho em termos de limpeza, entre muitos outros benefícios. Contudo, se a química dentro de um lubrificante contiver uma percentagem de SAPS acima dos limites especificados pela marca, os níveis de cinza criados durante a combustão podem eventualmente bloquear completamente os favos dos filtros antipoluição, exigindo a substituição ou limpeza GPF/DPF e incorrendo em grandes despesas para o proprietário do veículo. Da mesma forma, níveis muito elevados de fósforo e enxofre podem ter um efeito prejudicial sobre os conversores catalíticos, causando uma vez mais custos e tempos de paragem significativos. Por conseguinte, é imperativo que apenas sejam utilizados lubrificantes que satisfaçam as necessidades específicas da marca.

A Daimler é uma das principais empresas automóveis do mundo, com marcas como a Mercedes-Benz, Mercedes-AMG, Mercedes-Maybach e Smart. A exigência de lubrificantes para motores mais amigos do ambiente resultou na especificação de serviço dedicado MB 229,52, introduzida em 2012.

A especificação do MB 229.52 foi concebida principalmente para veículos Mercedes-Benz equipados com a tecnologia diesel BlueTEC®. Estes estão equipados com SCR, permitindo a redução das emissões de óxidos de azoto (NOx) através da utilização de AdBlue®. Aplica-se particularmente ao novo motor diesel OM642 de seis cilindros com a norma de emissões Euro 6.

Os lubrificantes MB 229,52 proporcionam pelo menos 0,7% de melhoria da economia de combustível em comparação com as especificações MB 229,51 e MB 229,31. Para o conseguir, os lubrificantes devem ter melhores propriedades de fluxo a frio para reduzir a fricção dentro do motor, permitindo que o óleo flua eficazmente no arranque. Isto reduz o consumo de combustível do veículo ao aumentar a eficiência.

Com base na linha de base da indústria ACEA C3, os lubrificantes aprovados para a especificação do óleo MB 229.52 de longa duração são compatíveis com as especificações MB 229.51 e MB 229.31, sendo adequados para uma gama de motores a gasolina e diesel com ou sem GPF/DPF.

A especificação MB 229.52 evoluiu desde o seu lançamento, tendo o teste LSPI da Daimler sido adicionado aos requisitos de teste do motor. Está também formulado para ir acima e para além da linha de base ACEA:

Testes de motor adicionais para oxidação, desgaste e corrosão
Testes adicionais de motor para desgaste, economia de combustível e Pré-Ignição a Baixa Velocidade (LSPI)
Limites de ensaio mais rigorosos para a formação de espuma, capacidade de bombear, oxidação, lama, desgaste do gasóleo e biocombustível

https://texoleo.com/product/mercedes-benz-original-5w-30-22952-5l