JOÃO DIOGO SANTOS Vitorioso na Rampa da Penha

João Diogo Santos iniciou da melhor forma este Campeonato de Portugal de Montanha JC Group 2019, vencendo, sem contestação, a Taça de Portugal de Montanha 1300. Ao volante do Fiat Punto 85 Sport, o jovem piloto de Amarante esteve brilhante na prova minhota organizada pelo Demoporto, e que se disputou sob condições climatéricas particularmente adversas.

1º Dia

No dia de sábado e após a realização das subidas de warm-up e de treinos, teve lugar a 1ª subida oficial de prova. Com as condições atmosféricas a mudarem constantemente, alternando entre o seco o molhado, João Diogo Santos lançava a ofensiva nesse momento da prova, que se revelaria decisivo. Como referiu o piloto, “ataquei muito forte nessa subida, pois senti confiança e não sabia se voltaria a encontrar o piso naquelas condições”. Esta notável prestação com o tempo de 1:59:686 seria a marca a bater a partir de então, deixando o seu mais directo adversário, Paulo Pereira em Suzuki Swift, a quase 5 segundos. Este registo permitiu ao piloto apoiado pela TEXOLEO/CHEMPIOIL alcançar ainda um excelente 22º lugar da classificação geral, à frente de carros mais potentes.

2º Dia

No dia seguinte, a chuva faria a sua aparição em força, obrigando a refrear os andamentos. Não dispondo de pneus de chuva, João Diogo Santos optou por controlar o andamento e gerir a vantagem acumulada na véspera. Como sintetizou o piloto “optei por não cometer exageros na 2ª subida oficial, já que a pista se encontrava bastante escorregadia. Apenas perdi 0,1s para a melhor marca, e já tendo conseguido realizar as duas subidas obrigatórias, encarei a derradeira totalmente descontraído, conservando a diferença para os meus adversários”. Com o tempo global de 4:02:214, João Diogo Santos vencia, deste modo, a Taça de Portugal de Montanha 1300, à frente de Paulo Pereira, Cláudio Baptista e Francisco Milheiro.

Após a cerimónia de entrega de prémios, que teve lugar no Hotel da Penha, João Diogo Santos agradeceu aos “patrocinadores e amigos que não deixam de acreditar e de nos apoiar em todos os momentos, destacando as pessoas da Catarina Braz Machado e do Vitor Barros, que através da empresa TEXOLEO, são um alento fundamental para o projecto que delineamos para esta temporada. Destaco, igualmente, os técnicos da Auto 2020, que se revelaram, uma vez mais, incansáveis, e me proporcionaram uma viatura fiável e competitiva. Agradeço, por fim, ao meu pai, que é o ‘pilar’ da nossa participação”.

Nesta 41ª edição da Rampa da Penha, João Diogo Santos contou ainda com o apoio de Município de Amarante -“Sinta-se convidado!”, João Santos Automóveis, Confeitaria da Ponte, Restaurante Amaranto, Oficinas Balça, Jorge Amortecedores, Tâmega Park e CSP Publicidade.