JOÃO DIOGO SANTOS presente da rampa da Falperra

Uma vez mais o traçado bracarense da Falperra volta a ser palco de uma prova do Campeonato Europeu de Montanha, e em simultâneo, do Campeonato de Portugal de Montanha, numa organização do Clube Automóvel do Minho. Nesta 40ª edição da Rampa da Falperra são esperados quase centena e meia de inscritos, num evento que é acompanhado por milhares de pessoas, e que contará, este ano, com transmissão televisiva no Correio da Manha TV.

Depois do êxito alcançado na Penha, João Diogo Santos tentará obter um bom resultado no que diz respeito à classificação da Taça de Portugal de Montanha 1300, fazendo a sua estreia nesta mítica prova. Segundo o piloto, “é um sonho de criança estar presente na Rampa da Falperra! É uma prova que sempre acompanhei e que traz gratas recordações à minha família. Estou bastante motivado e feliz por estar à partida.” Apesar da vitória alcançada na prova anterior, o piloto de Amarante rejeita, neste momento, qualquer favoritismo, pois “tenho consciência de que o resultado na Penha foi alcançado em condições bastante adversas, onde a performance do carro era menos preponderante. Aqui, sabemos que a concorrência marcará presença de forma ainda mais visível, tanto em qualidade como em quantidade, mas naturalmente iremos fazer o melhor possível, procurando fazer da eficácia um dos nossos trunfos.

Sobre os 5200 metros do percurso minhoto, o piloto apoiado pela TEXOLEO/CHEMPIOL afirmou que “se trata de um traçado selectivo, com uma parte inicial de curvas pronunciadas e obrigarem a um tipo de trajectória bem definida, para depois se entrar numa zona ‘de verdade’, muitíssimo rápida, a exigir bastante concentração e alguma dose de coragem“.

Por fim, e quando instado a comentar a verdadeira moldura humana que costuma ladear o traçado bracarense, João Diogo Santos referiu que essa situação “só motiva ainda mais a quem participa. Afinal, é pelo público que estamos presentes, e todo o apoio que sentimos é muito reconfortante.”

As verificações técnicas terão lugar na sexta-feira, dia 10 de maio, no Altice Forum Braga, enquanto a exposição de viaturas decorrerá no Parque de S. João da Ponte. No sábado e domingo decorrem as subidas oficiais e o tradicional desfile de clássicos.
A prova apresentará diversas novidades, desde logo com a instalação de mais uma bancada, a sonorização de mais pontos do traçado, destacando-se, ainda, a vertente solidária com o apoio ao projecto ‘Sonho Meu’, que visa a concretização de sonhos de crianças e idosos com doenças crónicas. Nesta edição de 2019 da Rampa Internacional da Falperra, João Diogo Santos contará com o apoio de TEXOLEO/CHEMPIOL, Município de Amarante – “Sinta-se convidado!”, Confeitaria da Ponte, Auto 2020, Jorge Amortecedores, Oficinas Balça, Restaurante Amaranto, Marantauto, Tâmega Park, DecorHouse, Mr. Rápido e CSP Publicidade.