Alternative Text

Grandes motores, Grandes óleos! (Parte 6) – Rolls-Royce Phantom VIII

A dinastia Phantom foi criada pela Rolls-Royce em 1925, e foi desde logo considerado “O melhor carro de Luxo do Mundo”, sendo desde então o automóvel usado por alguns dos mais influentes e poderosos homens de negócios e da política mundial.

Ao longo de 93 anos devido ao seu espírito de empenho na perseguição da perfeição, do extremo detalhe com os pormenores de acabamento, no luxo ilimitado, no design intemporal e na inovação técnica, o Rolls-Royce Phantom manteve sempre o título de melhor carro de luxo do mundo.

O Rolls-Royce Phantom VIII recorre a uma estrutura em alumínio, 30% mais rígida que o antecessor, e está equipado com suspensão pneumática auto-nivelante com controlo electrónico que permite uma suavidade de rolamento extremo designada como efeito ‘tapete mágico’.

É o primeiro modelo da marca a estar equipado com 4 rodas direccionais, e é o automóvel com o interior mais silencioso do mundo graças aos 130Kg de isolante acústico utilizados, bem como os pneus específicos para gerarem baixo ruído de rolamento.

O motor

O novo motor V12 (desenvolvido a partir do motor BMW N74) usa dois turbos que contribuem para um binário máximo disponível de 900Nm a partir das 1.700 rpm, além de desenvolver 563cv de potência máxima, resultando numa disponibilidade de potência e binário enorme para qualquer situação de condução.

A caixa de velocidades automática ZF de 8 velocidades pilotada por satélite, permite antever situações rodoviárias – declives e curvas – optimizando a relação a usar em cada instante.

O óleo motor

Fruto do partenariado de longa data da Rolls-Royce com a Castrol, a Rolls-Royce utiliza como óleo de fábrica e recomendado para serviço após venda, o óleo Castrol.

 

O óleo Castrol EDGE 0W-30, maximiza a performance do motor reduzindo os depósitos no motor, optimizando o funcionamento do motor e a sua eficiência. Adequando-se ás condições climatéricas de utilização extremas – calor do deserto do Dubai ou frio do inverno russo – usuais para o perfil de proprietários deste modelo.

Normas e Aprovações:

SAE 0W-30

ACEA C3

API SN

VW 502 00/ 505 00

BMW Longlife-04

MB-Approval 229.31/ 229.51

Renault RN0700/0710

GM dexos2