Alternative Text

Grandes motores, Grandes óleos! (Parte 4) – Nissan GT-R NISMO

O Nissan GT-R NISMO fez a sua estreia no famoso circuito de corrida de Nürburgring, conhecido como um dos mais longos e desafiantes circuitos do mundo. Este é também o lugar onde o desempenho do Nissan GT-R foi aprimorado, ajustado e desenvolvido.

O Nissan GT-R NISMO conta com uma aerodinâmica bastante melhorada face ao modelo de origem.

O para-choques frontal do GT-R NISMO possui um novo design com aerodinâmica melhorada para permitir melhor capacidade de arrefecimento do motor e apoio aerodinâmico frontal.

Todos os apêndices aerodinâmicos foram projectados para melhorar o fluxo de ar em torno do veículo e gerar um alto nível de downforce.

No geral, a nova forma do carro gera mais downforce do que qualquer outro carro de produção da Nissan até a data, o que, por sua vez, resulta em uma excepcional estabilidade de alta velocidade.

O motor

Designado pela Nissan com o nome de código VR38DETT, o motor do Nissan GT-R é produzido desde 2007.

O VR38DETT possui 24 válvulas controladas por dupla árvore de cames com comando de válvulas variável. O bloco em alumínio fundido com os cilindros pulverizados por plasma com um revestimento de 0,15 mm de espessura. Este revestimento fornece uma camada de elevada protecção aumentado a resistência ao desgaste e diminuindo o atrito.

Equipado com dois turbo-compressores IHI, estes estão integradas nos colectores de escape para diminuir o peso. O motor também possui um sistema de lubrificação com controlo termostático.

Particularidades do motor VR38DETT:

– Sistema de controlo de temporização de válvulas continuamente variável (CVTCS) nas válvulas de admissão

– Bloco de cilindros de alumínio com revestimento de baixa fricção aplicado por spray de plasma

– Velas de ignição com elétrodo em irídio

– Sistema de lubrificação com refrigeração por controlo termostático e cárter de óleo em magnésio.

– Sistema de escape duplo e de baixa contrapressão totalmente simétrico

A versão GT-R NISMO conta com uma cartografia de controlo eletrónico do motor optimizada, permitindo atingir uma potência máxima de 600cv às 6800rpm e 652Nm de binário máximo das 3,600rpm às 5,600rpm.

O óleo

Devido à aplicação do revestimento de baixa fricção aplicado por spray de plasma e as altas performances do motor, o GT-R NISMO usa um óleo UHPEO (Ultra High Performance Engine Oil).

O GT-R NISMO usa exclusivamente o óleo Mobil 1 0w-40.