O Lexus LC 500h foi apresentado em Janeiro 2016 no salão de Detroit (NAIAS – North American International Auto Show) e sucede na gama Lexus o modelo Lexus SC.
Trata-se de um desportivo coupé ‘2+2’ com grupo motor propulsor frontal e tracção traseira.
O LC 500h apresenta o primeiro sistema híbrido multi-estágio da Lexus, e seu objectivo é elevar o nível de desempenho para a tecnologia híbrida.
O motor térmico é o V6 de 3456cc (código: 8GR-FXS), atmosférico, 24 válvulas DOHC com sistema de comando de válvulas variável duplo (VVT-iW na admissão e VVT-i no escape). Com uma taxa de compressão de 13.0:1 utiliza a tecnologia D-4S (injecção de combustível directa e/ou indirecta) e funciona segundo ciclo Atkinson.
O LC 500h também tem motor eléctrico para aumentar a potência e melhorar a eficiência – é o primeiro Lexus a usar baterias de iões de lítio em substituição da bateria níquel-metal.
A caixa de velocidades do LC 500h é uma transmissão automática do tipo E-CVT (Transmissão Variável Contínua, Electronicamente Controlada), que incorpora dois motores eléctricos emparelhados com uma transmissão automática de quatro velocidades. Tal permite quando em modo manual (comando através de patilhas no volante) simular uma caixa de 10 velocidades.
A aceleração dos 0-100km/h é cumprida em menos de 5 segundos, graças à combinação dos 295cv às 6.600 rpm e 348Nm de binário às 4.900 rpm do motor térmico, com os 60cv do motor elétrico, debitando uma potência combinada de 354cv.
O óleo
Especificamente adaptado ao motor 8GR-FXS, devido ao seu funcionamento segundo ciclo Atkinson e injecção D-4S, e com vista a optimização energética do sistema híbrido, a Toyota recorreu ao uso de um óleo de baixa viscosidade SAE 0W-20.
O uso deste tipo de óleo permite a redução das perdas energéticas por atrito interno do motor e resistência ao fluxo na circulação do óleo no motor.
O óleo especificado pela Lexus é o Toyota Genuine Motor Oil (TGMO) Advanced Fuel Economy 0w-20.