Alternative Text

Óleo para motor de carros clássicos

A formulação química dos óleos necessários aos motores modernos é muito diferente da dos óleos necessários aos motores dos veículos mais antigos. Os óleos mais recentes, que cumprem as mais recentes especificações ACEA e OEM específicas, são indicados para motores modernos.

Os óleos modernos são formulados tendo em vista a economia de combustível, a maior potência específica (cv/cm3), intervalos de manutenção alargados e a sua compatibilidade com os novos sistema de tratamentos de gases de escape.

Um motor de carro clássico, no entanto, tem outras características e o óleo terá de ser compatível com outras definições técnicas particulares da época.

Características de um óleo para motor de automóvel clássico

Um óleo para um motor antigo tem de apresentar as seguintes características:
Compatibilidade química com os materiais utilizados a nível de vedantes, juntas (vulgar serem de cortiça ou feltro) e silicones;
Viscosidade adequada às maiores folgas entre peças devido à época os processos de fabrico terem menor precisão;
– Sistema de lubrificação com bombas de óleo de engrenagem de baixa pressão, maiores galerias de óleo com maior dependência da lubrificação por chapinhagem;
Dispersantes e antioxidantes adequados para evitar a formação de detritos resultantes da contaminação do óleo, dispersando-os de modo a serem retiradas aquando da mudança de óleo.
Detergência adequada para não levar ao libertar de detritos existentes, que pode resultar no bloqueio da passagem do óleo pelas condutas ou origem de fuga pois os detritos acumulados já desempenham um papel de vedante. Por outro lado são os detergentes existentes na formulação do óleo que previnem depósitos nas zonas de alta temperatura do motor, importante pois em motores mais antigos com consumo de óleo tradicionalmente elevado, isso pode causar detonação da combustão e o consequente ‘grilar’.
Aditivos anti-desgaste próprios tais como o ZDDP (Ditiofosfato de zinco dialquila) que são adicionados para garantir que um filme de óleo resistente evitando o desgaste metal-metal em determinadas peças especialmente os balanceiros das válvulas (solução técnica comum neste tipo de motores). Nas formulações de óleo mais recentes o teor de ZDDP foi substancialmente reduzido face ao seu efeito nefasto nos sistemas anti-poluição sendo substituído por outros aditivos anti-desgaste não adequados a motores de concepção antiga.


Óleos para clássicos Castrol
São especialmente formulados tal como os produtos originais à época, usando a tecnologia de aditivos cuidadosamente equilibrada e mais apropriada para fornecer a melhor protecção e desempenho para seu motor clássico.


Para modelos anteriores a 1980 recomenda-se o CASTROL Classic XL 20W-50

Para modelos posteriores a 1980, recomenda-se o icónico Castrol GTX que a mais de 40 anos é uma referencia.