Alternative Text

Grandes motores, Grandes óleos! (Parte 7) – Alpine A110

Foi no Salão Automóvel de Genebra de 2017, que a Alpine revelou o seu novo carro de produção: o Alpine A110.

Combinando os valores intemporais da Alpine – baixo peso, agilidade e prazer de condução e performance – este coupé desportivo de dois lugares com motor central é fiel ao espírito dos seus predecessores e, em particular, da A110 Berlinette. O novo carro é construído na fábrica da Alpine em Dieppe.

O Alpine A110 tem um peso de apenas 1080Kg graças ao seu chassis e carroçaria em alumínio. Com dimensões compactas (4,2 m de comprimento, 1,8 m de largura e 1,3 m de altura), distribuição ideal do peso (44% no eixo da frente / 56% no eixo traseiro) e baixo centro de gravidade que lhe permitem uma enorme agilidade de condução – especialmente no tipo de estrada de montanha sinuosa que fez a reputação da Alpine voltar nos anos 60 e 70.

O Alpine A110 está equipado com um novo motor turbo de 1.8 litros com 4 cilindros desenvolvido pela Aliança Renault-Nissan. Os engenheiros da Alpine, em conjunto com a Renault Sport, personalizaram o motor para a Alpine, com entrada de ar específica, turbocompressor, sistema de escape e afinação do motor. O motor tem uma potência máxima de 252cv e binário máximo de 320Nm. Combinado com o baixo peso de apenas 1080kg, a excelente relação potência / peso do A110 de 233cv/tonelada permite que o carro acelere de 0 a 100km/h em apenas 4,5 segundos.

 

O motor é acoplado a uma caixa de velocidades DCT de embraiagem húmida de 7 velocidades Getrag, com relações de transmissão especificamente desenvolvidas para a Alpine para garantir um desempenho ideal. Graças ao uso da simulação da dinâmica de fluidos, o sistema de escape desportivo activo de saída única, foi desenvolvido para desempenho e qualidade de som.

Elf Evolution 0W-40 Alpine, um produto dedicado

A Elf desenvolveu o óleo de motor Evolution 0W-40 da Alpine, um óleo de alto desempenho projectado especificamente para suportar as condições extremas do motor Alpine A110. Com a competição nos seus genes, os motores Alpine trabalham em condições e temperaturas que exigem um lubrificante especial que atinja desempenho pretendido.

O ELF Evolution 0W-40 Alpine atinge perfeitamente esses requisitos com a sua base sintética e aditivos de última geração.

Este lubrificante de alto desempenho está em conformidade com a nova norma Renault RN17 RSA e supera largamente da especificação ACEA C3.