Alternative Text

Grandes motores, Grandes óleos! (Parte 5) – Bugatti Chiron

O Bugatti Chiron é o mais poderoso, mais rápido, mais luxuoso e exclusivo automóvel super desportivo do mundo. Teve a sua estreia mundial no Salão de Genebra de 2016.

O Bugatti Chiron teve um desenvolvimento completamente novo e inovador. O fabricante de automóveis desportivos de Molsheim, com sua longa tradição, desenvolveu uma máquina de alto desempenho que se tornou significativamente melhor em todos os aspectos face ao anterior Bugatti Veyron.

O super carro da Alsácia acelera dos 0 aos 400 km/h e trava dos 400km/h até ficar imobilizado, em apenas 42 segundos (41,96s mais precisamente).

O novo motor W16

O motor do Bugatti Chiron desenvolve 1500cv. Para alcançar esse objetivo, o motor W16 de oito litros de cilindrada, foi completamente redesenhado. Para alcançar um aumento de potência de 25% em relação ao antecessor motor, quase todos os componentes do motor foram revistos e redesenhados. Para compensar o aumento de potência, recorreu-se ainda mais a materiais leves, como titânio e fibra de carbono. Por exemplo, o tubo de admissão, o sistema admissão de ar e a tampa das correntes são fabricados em fibra de carbono. O peso da nova cambota também foi optimizado.

Os factores-chave no aumento da potência são os turbo-compressores de maior desempenho e a injecção de combustível dupla com 32 injectores. Além disso, a refrigeração do motor foi melhorada.

O motor está equipado com quatro turbo-compressores maiores e de maior desempenho. Eles são operados em dois estágios. Para garantir a aceleração máxima sem “turbo lag” o motor do Chiron utiliza apenas dois turbo-compressores no arranque. Os outros 2 turbos só são activados por volta das 3.800 rpm. Como resultado, tem uma curva de potência absolutamente linear, e um binário enorme – 1500cv ás 6700rpm e 1600Nm entre as 2000 e 6000rpm.

O novo sistema de escape em titânio e os seus catalisadores são cerca de seis vezes maiores do que os instalados num VW Golf, por exemplo. A superfície activa total dos seis catalisadores utilizados para o tratamento de gases de escape é de cerca de 230266 m², correspondendo à área de mais de 30 campos de futebol.

O óleo do motor

A Bugatti recorre, já desde os anos 30 do século passado, aos lubrificantes CASTROL.

Tal parceria levou ao enorme número de palmarés e de recordes alcançados.

O Bugatti Chiron utiliza como lubrificante oficial o óleo CASTROL EDGE SUPERCAR 10W-60.

O CASTROL EDGE SUPERCAR 10W-60 maximiza o desempenho do motor a curto e a longo prazo, reduz os depósitos no motor, proporciona níveis impressionantes de proteção contra diversas condições de condução e temperaturas.

Testado e comprovado em supercarros líderes mundiais:

– Aprovado para modelos-M da BMW.

– Aprovado para utilização em motores Koenigsegg.

– Adequado para utilização em Aston Martin V8 Vantage S, Audi R8 V10 GT, Bugatti Chiron, Bugatti Veyron, Ferrari F12 Berlinetta e Ferrari FF.

Homologações e normas:

– ACEA A3/B4

– API SN/CF

– VW 501 01/ 505 00

– Bugatti factory and Service fill

– Aston Martin V8 factory and Service fill