Alternative Text

Grandes motores, Grandes óleos! (Parte 1) – Lamborghini Urus

Lamborghini Urus

É com o Super SUV Urus que a Lamborghini nos mostra o seu ADN a nível de design, performance, dinâmica e emoção na forma de ‘Sport Utility vehicle’ – segmento do mercado que atualmente regista maior expansão a nível mundial.

O Lamborghini Urus está equipado, pela primeira vez na marca italiana, com um motor turbo.

Recorrendo ao mesmo motor 4.0 V8 bi-turbo que equipa o Porsche Cayenne Turbo, mas com uma afinação própria, debita 650cv/6000rpm e 850Nm/2250-4500rpm que lhe permite ultrapassar os 300km/h e acelerar dos 0-100km/h em 3.6s.

O Motor

O motor 4.0 V8 bi-turbo é totalmente construído em alumínio, com o conjunto turbocompressor (dois turbos ‘twin-scroll em paralelo) situado junto das câmaras de combustão de modo a assegurar a otimização da capacidade de resposta do motor.

Cada bancada de cilindros está equipada com dupla árvore de cames à cabeça com duplo variador de fase. O sistema de desativação e o revestimento de baixa fricção dos cilindros contribuem para a contenção das emissões poluentes.

Dois sistemas de escapes independentes asseguram a eficácia na evacuação dos gases de escape, garantindo a sonoridade própria habitual nas viaturas da marca de Sant’Agata Bolognese.

O desenho dos pistons de alumínio foi adaptado ao finíssimo revestimento de baixa fricção das câmaras de combustão. Os segmentos tem um revestimento em nitrato de crómio, que confere resistência ao desgaste face ao revestimento das câmaras de combustão.

Esta solução técnica permite uma diminuição de 50% em termos de consumo de óleo.

O novo circuito de lubrificação de cárter húmido foi desenhado de modo a permitir acelerações longitudinais e laterais extremas.

A pressão de óleo é assegurada por uma bomba de óleo de capacidade variável pilotada, que modela o caudal de óleo e sua pressão às exigências de utilização do motor.

O óleo

Fruto do partenariado da Lamborghini com a Castrol, é o Castrol Edge 0w-40 o óleo de fábrica do motor do Urus.

Trata-se de um óleo sintético de alta performance com formulação ‘Fluid Strength Technology ™ ‘ que lhe confere uma elevada película resistente assegurando a resistência ao desgaste especialmente em condições de utilização muito extremas.

Normas e Aprovações:

ACEA C3

API SN

BMW Longlife-04

MB-Approval 229.31/ 229.51;

Porsche A40

VW 502 00/ 505 00

Fiat 9.55535-S2

Renault RN0700/0710

GM Dexos2