Alternative Text

Especificação GM Dexos 2 – o óleo para motores Opel/GM

A especificação GM dexos 2 ™ é uma inovação a nível de qualidade de óleo de motor. Foi desenvolvida pela General Motors para os motores mais recentes a gasolina ou diesel, mas é adequada para uso em uma grande variedade de outras marcas e modelos.

É a especificação obrigatória para todos os veículos Opel e GM a partir de 2010 (excepto motores Z 19 DTR e A 20 DTR), substituindo na íntegra as anteriores especificações GM-LL-A/B-025.

Trata-se de uma especificação de aplicação mundial para aplicação nos motores diesel em todos os mercados mundiais, e especificamente no mercado europeu também para aplicações gasolina.

As vantagens da especificação GM DEXOS 2 face às anteriores especificações GM

Antes da entrada em vigor da especificação GM DEXOS 2 em 2010, o grupo General Motors tinha duas normas vigentes:

GM-LL-A-025

Aprovação GM para o óleo de motor de intervalos de manutenção alongados (até 30.000km), para motores a gasolina, com viscosidade SAE 0W-30. A norma base desta especificação GM é a norma ACEA A3 / B3.

GM-LL-B-025

Aprovação GM para o óleo de motor de intervalos de manutenção alongados (até 50.000km), para motores a diesel, com viscosidade SAE 5W-40. A norma base desta especificação GM é a norma ACEA A3 / B3 / B4.

A especificação GM DEXOS 2 tem como principais características:

– Protege os sistemas de tratamento os gases de escape (catalisadores e filtro de partículas) devido ao baixo teor de cinzas sulfatadas, fósforo e enxofre;

– Excelente proteção ao desgaste mesmo sob condições de circulação extremas;

– Aplicável para motores diesel e a gasolina/GPL.

– Excelente limpeza do motor e baixa quantidade de depósitos em motores e turbocompressores.

– Baixo consumo de óleo devido à baixa perda por evaporação.

A norma base desta especificação GM é a norma ACEA C3, mas apresenta superior desempenho face a esta nas seguintes características:

É compatível com biocombustíveis tais como GPL, Gás Natural Comprimido, bio-diesel e bio-etanol (E85).